Alimentos e religião

A influência da religião em seus hábitos alimentares abordaremos aqui esse assunto. A identidade religiosa muitas vezes é uma identidade alimentar. 
Quando se trata de fé o alimento é algo muito mais complexo para a mente e o corpo. Religião tem tudo a ver com culinária. Desde o Budismo até o Cristianismo, todas as religiões tem alguma relação com a comida, de forma mais ou menos intensa. No Candomblé essa relação não é meramente simbólica.
Adão e Eva foram rebeldes em seguir um preceito religioso não comer do fruto proibido. Eles comeram e deu no que deu o restante da história você conhece....
Em algumas religiões o pão é um alimento fundamental mas e aí que perguntamos que pão é esse ? feito do que? farinha branca? tem glúten?.
Comer e se relacionar em algumas religiões existem regras quanto aos hábitos alimentares para os seus adeptos.
A expressão "uma terra onde mana leite e mel" refere-se a terra prometida dos hebreus quando fala de rituais de sacríficios de animais e da probição da ingestão de certos alimentos considerados impuros. 
Ter uma identidade alimentar é para os fortes: os judeus e os muçulmanos não comem carne de porco. Ser hinduísta é ser vegetariano. No cristianismo o pão e o vinho é o que há de mais sagrado como corpo e sangue de cristo.


No Islamismo:
 Os adeptos do islamismo são proibidos de comer carne de porco, frutos do mar e tomar bebidas alcoólicas no território islâmico, alem disso há normas para o preparo dos alimentos que são liberados.

No Budismo
Há grupos no budismo que consomem carne, peixes, ovos e budistas veganos que não consomem produtos animais. Há várias formas de se interpretar os ensinamentos de Buda.


No judaísmo:

Misturar carne e leite não pode, hambúrguer e queijo também não.
Outras curiosidades: Matar animais também  é proibido para os budistas por causa da crença da reencarnação de seres humanos em forma de animais e vice-versa.
Os protestantes e os adventistas do sétimo dia não consomem carne suína.




Leia você vai gostar: 



Porque não devemos comer carne de nenhuma espécie?



Alimentação e cultura na Bahia: comida, sociedade e religião




Não fomos projetados para comer carne




Alimentação: do sagrado ao profano - Brasil das Gerais - Parte 1
No vídeo vamos conhecer as restrições impostas e saber por que elas existem.





Alimentação: do sagrado ao profano - Brasil das Gerais - Parte 2





Alimentação: do sagrado ao profano - Brasil das Gerais - Parte 3




Alimentos Impuros e Imundos? 
Afinal, podemos comer de tudo?


Veja também:

Recomendados para você


Últimas